Canal da Imprensa

Seu espaço para refletir sobre imprensa, crítica de mídia e educação

 

Será que a notícia apresentada no telejornal de ontem à noite é verdadeira? Podemos dizer que aquilo realmente aconteceu? Na época em que as pessoas só tinham acesso ao jornal, muita gente desconfiava das reportagens.
Mas quando surgiu o jornalismo com imagem, com a TV, parecia que essa dúvida iria acabar. Em parte, isso aconteceu mesmo. Pouca gente duvida de um acidente mostrado na telinha. A imagem está lá, “provando” o fato! Esse mesmo grupo deduz que, se é assim, o jornal ou qualquer outro meio de comunicação também não correria o risco de ser desmascarado pela TV. 
 
Por isso, a maioria das pessoas passou a acreditar que os meios de comunicação falam sempre a verdade. Ao mesmo tempo, ainda existem aqueles que continuam céticos. Veem as imagens dos aviões se chocando com as Torres Gêmeas em Nova York, mas acreditam que tudo aquilo foi montagem das emissoras. Quem está com a razão?
 
A crítica de mídia é uma disciplina que tenta exercitar um olhar equilibrado sobre a comunicação, para que não se caia em nenhum desses extremos. O cético quase sempre está errado. A abundância de informação vinda de diversas fontes diferentes, ainda mais com a internet, torna muito difícil uma manipulação tão grande assim. 
Mas quem acha que os meios de comunicação estão sempre falando a verdade também não tem razão. Toda vez que o telejornal escolhe um fato para cobrir ou alguém para entrevistar já está fazendo uma escolha. Outros fatos e opiniões ficam de fora. Essa coluna vai tratar dos bastidores e do processo de construção da informação, para ajudar você a fazer uma leitura mais crítica da mídia, nestes tempos em que a comunicação se coloca como dona da verdade.
 
Para tanto, a Conexão 2.0 cedeu esse espaço para a equipe do Canal da Imprensa, revista eletrônica produzida pelos alunos de Jornalismo do Unasp.  O Canal existe há dez anos, já ganhou prêmios universitários nacionais e integra a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa na Universidade (Renoi). 
 
Autor: Tales Tomaz - Publicado em: 10/05/2013 - Fonte: