A ler mais livros em menos tempo

Dicas para ler mais e sair da média
Foto: AdobeStock

Todos sabemos que ler faz bem. Esse hábito nos ajuda, por exemplo, no desenvolvimento do pensamento opinativo, na construção de um repertório de ideias e vocabulário, no processo criativo e na expressão verbal e escrita. Porém, lemos pouco no Brasil: em média dois livros por ano, enquanto na Europa esse índice é de oito a dez obras. A grande desculpa para não mergulhar nas páginas dos livros é a falta de tempo. Por isso, a seguir você encontra algumas dicas para ler mais, sair da média e abrir a cabeça.

 

Escute

Use o tempo “desperdiçado” no trânsito, na corrida ou na arrumação do quarto para ouvir livros. No Brasil, o mercado de audiolivros ainda não está tão aquecido como nos Estados Unidos, mas o app Ubook é uma boa opção. Tem uma versão gratuita de acesso e outra paga que disponibiliza todo o catálogo de obras em português por oito dólares mensais. Se quiser treinar seu inglês, uma alternativa é o aplicativo Audible.

 

Escute e leia

Quem nunca pegou um livro pra ler e quando percebeu estava com a cabeça no mundo da lua? Para não perder a concentração, manter o ritmo da leitura e potencializar a compreensão do conteúdo, uma boa estratégia é acompanhar o audiolivro lendo o livro impresso. Se preferir, já vá grifando o que lhe interessa.

 

Aproveite os retalhos de tempo

Está de bobeira na fila do banco? Leia. Está esperando num consultório? Leia. Tem meia hora vaga no almoço? Leia. Nessa vida corrida é quase impossível achar um tempo exclusivo para ler. Por isso, carregue sempre um livro com você e aproveite os retalhos de tempo.

 

Seja seletivo

Não leia somente para dizer que leu. Mais do que obter informação ou superar uma meta pessoal, é importante pensar na sua formação. Portanto, gaste um tempo avaliando a introdução, conclusão e o início de cada capítulo do livro para ter uma ideia geral da obra. Se ainda assim no meio do caminho perceber que a leitura não está sendo proveitosa, procure outro livro. Leia para aprender.

 

Leia um de cada vez

É duro admitir, mas é verdade: nunca será possível ler todos os livros que queremos ou que nos recomendam. Portanto, não seja ansioso. Leia um livro de cada vez e, com o tempo, seu ritmo de leitura vai aumentar.

 

Potencialize seus estudos

A leitura preparatória para exames e vestibular deve ser feita rapidamente, pois ler devagar leva à distração. Leia jogando os olhos pelas frases. Quanto mais rápida for sua leitura, maior será sua atenção e aprendizagem. Faça resumos de poucas linhas após ler cada capítulo e uma síntese geral depois de concluir a obra. Isso ajuda na retenção do conteúdo. Lembre-se de que o gosto pela leitura mais complexa e dos clássicos somente é desenvolvido com o tempo. Por isso, as dicas anteriores podem ajudar você a tornar o que hoje é difícil em algo produtivo e divertido.

 

Fontes: Nailor Marques, professor, consultor e palestrante; e os livros Alta Produtividade, de Robert C. Pozem (Elsevier, 2012), e Produtividade Máxima, de Tamara Schwambach e Kano Myles (Sextante, 2015).

 

Autor: admin - Publicado em: 25/02/2019 - Fonte: