A se preparar para concursos públicos

Dicas para conseguir o emprego dos sonhos
Carlos Seribelli
Texto: Kátia Santos, Daniel Moreno, Haroldo Henrique e Eduardo Rueda
 
Bom salário, carga de trabalho reduzida, segurança, estabilidade... Essas são apenas algumas vantagens de quem se torna funcionário público. Nesta edição, você vai aprender passo a passo como conseguir o “emprego dos sonhos”.  
 

Defina sua área de interesse 

Não adianta bancar a metralhadora, atirando para todos os lados. Cada concurso tem um conteúdo muito específico. Analise seu perfil e escolha a área com a qual você se identifica mais. Isso ajudará você a dar um foco para seus estudos.
 

Não espere a publicação do edital

Comece desde já a estudar as matérias básicas: Português e Redação, Matemática e Raciocínio Lógico, Noções de Direito Administrativo e Constitucional e Informática. Essas matérias aparecem em mais de 75% dos concursos para Ensino Médio e Ensino Superior.
 

Use a técnica do polvo

Você não tem oito braços, mas aproveite tudo o que estiver ao seu alcance: livros, apostilas, videoaulas, áudios, etc. Bons materiais podem ser encontrados gratuitamente na internet. 
 

Estabeleça um horário de estudo

Regularidade e disciplina são elementos essenciais para seu sucesso. Duas ou três horas por dia é um bom começo.  
 

Pague o preço

Passar em um concurso público leva tempo e não acontece da noite para o dia. O tempo ideal de preparo para quem deseja passar na prova é de, no mínimo, seis meses de estudo intensivo. 
 

Estude até passar

Se você for reprovado, não desista! Dezenas de concursos são abertos semanalmente. Estude, faça sua parte e, com certeza, sua hora vai chegar!
 
Fontes: William Douglas, Como passar em provas e concursos (Elsevier, 2008); Francisco Velter e Luiz Roberto Missagia, Conscurso público: da decisão à aprovação (Elsevier, 2012); site concursospublicos.pro.br
 
 
Autor: Eduardo Rueda - Publicado em: 03/10/2013 - Fonte: