Globosfera

Empreendedorismo, tabaco, acampamento, arte e missão
Divulgação DSA

Peão de lenço

Em janeiro, o Parque do Peão de Barretos, no interior de São Paulo, foi tomado por 35 mil acampantes de oito países sul-americanos. O que atraiu tanta gente que mora a centenas e milhares de quilômetros dali não foi uma festa de seis dias movida álcool. Eles foram para entregar 40 mil livros religiosos na cidade, organizar feiras de sa.de, competir em atividades radicais, ouvir serm.es sobre a Bíblia e fazer muitos amigos. Essa galera participa do Clube de Desbravadores, uma agremiação que semanalmente se reúne para fazer a diferença na comunidade e que, a cada dez anos, se encontra para um megaevento como esse. Se quiser se juntar a esse movimento, acesse: desbravadores.org.br.

 

Mais estudo, menos cigarro

Em 20 anos, o percentual de fumantes no Brasil caiu quase pela metade, com exceção dos menos escolarizados. Os dados divulgados pela Fiocruz, em novembro, tomam como base duas pesquisas nacionais: uma de 1989 e outra de 2008. O número de fumantes entre os que estudaram pelo menos 12 anos caiu 57%, enquanto entre os que frequentaram a escola por at. Sete anos, foi de 14%. Talvez, isso explique porque os menos escolarizados apresentam uma taxa de mortalidade por câncer de pulmão quase quatro vezes maior que os demais. O redirecionamento das campanhas públicas sobre antitabagismo e o aumento do preço do cigarro podem ajudar a mudar esses números.

Fonte: Folha de S. Paulo

 

Fé na sala de aula

Dos 30 mil leitores da Conexão 2.0, 80% são alunos do ensino médio de colégios adventistas brasileiros. Mas, talvez, poucos estudantes da rede saibam que fazem parte de um sistema de ensino com 1,7 milhões de alunos, de 150 países, distribuídos em 7,8 mil escolas e universidades. O documentário The Blueprint, do premiado diretor Martin Doblmeier, traz . tona um pouco da história, da filosofia e dos resultados dessa que . uma das maiores redes privadas de ensino do mundo. A produção enfatiza que a educação adventista enxerga o aluno como um ser integral, incluindo sua espiritualidade; e destaca realidades distintas vividas por oito escolas adventistas dos Estados Unidos. Esse é o terceiro documentário de Doblmeier sobre os adventistas. Nos dois primeiros, ele tratou sobre a origem da Igreja e sua mensagem de sa.de. Trailer disponível em journeyfilms.com.

 

Desafio global

Viver num país professamente cristão como o Brasil, pode dar a falsa impressão de que o mundo inteiro também sabe quem é Cristo e quão transformadora é Sua mensagem. O site do ministério norte-americano Joshua Project (joshuaproject.net) mostra o quão desafiadora é a missão cristã ao redor do mundo. A ferramenta oferece dados como população, religião predominante, índice de liberdade religiosa e número de cristãos e etnias presentes em cada país. A ideia do site é mobilizar cristãos para que orem pela missão transcultural e enviem missionários para o exterior.

 

Arte e missão

O que a linguagem dos HQs e da ficção e a produção de games, vídeos, podcasting e música têm a ver com a divulgação do evangelho de Cristo? Para a geração atual, tudo. Aliás, sem a utilização dessas linguagens, a mensagem mais importante e transformadora de todos os tempos se torna quase inteligível. É por isso que 200 internautas adventistas, que acompanham os podcasts sobre Teologia produzidos pelos pastores Diego Barreto e José Flores Júnior, tiraram dinheiro do bolso para viajar at. Cotia, SP, a fim de participar de um encontro revolucionário em sua proposta: usar a arte e o espírito empreendedor para evangelizar. Mais detalhes você confere no site fator40.com.

 

Vai que dá

Esse é o mote e o nome de um documentário que apresenta a experiência de empreendedorismo de seis jovens brasileiros. Tendo em comum o uso da tecnologia, todos eles querem gerar impacto social com suas ideias, seja alimentando o maior portal de saúde e bem-estar do Brasil ou viabilizando no mercado a venda de produtos de artesãos. O documentário está disponível no site, dividido por cases de sucesso: endeavor.org.br/vaiqueda.

Autor: Wendel - Publicado em: 03/04/2014 - Fonte: