Acampamento passo a passo

Está aberta a temporada de retiros e acampamentos. Organize-se
Ali Halit Diker e Leslie Watts / sxc
Diego Mota, 22, chega correndo em casa, pega suas malas, joga suas roupas dentro, come alguma coisa na cozinha e sai correndo novamente. Ele está atrasado para pegar o ônibus que irá levar os jovens da Igreja Adventista do Capão Redondo, em São Paulo, para mais um acampamento de verão. Alegria, descontração, louvor e espiritualidade – esses são alguns dos motivos para que jovens como Diego participem todos os anos dos vários acampamentos e retiros espirituais promovidos por suas igrejas, especialmente no período do carnaval.
 
Segundo Mota, este tipo de evento afasta os jovens da influência negativa da vida moderna. “Normalmente no período em que ocorrem os acampamentos, a cidade está uma verdadeira bagunça. É nessa época que muitos jovens se perdem”, declara. Para Helbert Roger, líder de jovens em São Paulo, os retiros espirituais e os acampamentos têm uma importância muito grande na vida do jovem. “Estes eventos proporcionam a oportunidade de relacionamento com Deus e com os amigos. Isso fortalece a fé e a ligação mais íntima com pessoas da mesma fé”, afirma.
 

Retiro versus acampamento

Muita gente confunde acampamento com retiro espiritual e vice-versa. A diferença está no fato de que, enquanto o retiro tem uma programação essencialmente devocional, o acampamento tem uma programação diversificada, incluindo atrações devocionais e recreativas.  
 
Normalmente, o acampamento é uma atividade de vários dias e é realizado num local fora da cidade. A programação é planejada dentro de um objetivo espiritual e recreativo. Em geral, a Igreja aproveita os feriados prolongados, pois nesse período ficar nas cidades não é uma boa opção, como é o caso do carnaval. 
 
Já os retiros costumam ter uma duração mais curta, normalmente um fim de semana, sendo realizado até mesmo na cidade local. Toda a programação é voltada para despertar a necessidade de um relacionamento mais íntimo com Deus.
 
Tanto os acampamentos como os retiros não devem adotar uma filosofia de hotel-fazenda, onde cada um faz o que quer na hora que bem entender. Portanto, antes de se promover estes eventos deve existir um bom estudo sobre como realizá-lo.
 

Planejando um bom acampamento

A organização e o planejamento são essenciais para o sucesso de um acampamento ou de um retiro espiritual e devem ser iniciados com o mínimo de seis meses de antecedência da data proposta para o evento. Os organizadores devem pensar no que os jovens necessitam, pois promover um evento como esse envolve grande responsabilidade.
Por isso, é preciso contar com uma boa equipe que, além de orar pelo evento, auxilie na execução dos planos. Capacidade e responsabilidade são requisitos fundamentais na escolha dos componentes da equipe. Também é preciso disponibilidade para atuar nas diversas áreas, antes, durante e depois do evento. 
 
O segundo passo é escolher um tema para o acampamento. Um dos principais objetivos deve ser levar o jovem a decisões e crescimento espiritual. Cuidado redobrado ao convidar os palestrantes e cantores. Eles necessitam ter uma linguagem apropriada para serem bem aceitos pelo grupo.
 
Outro aspecto muito importante é a data e o local. Quanto mais próximo a data, mais difícil fica de se conseguir um espaço apropriado. Deve ser levado em consideração a distância, pois um local muito distante pode aumentar muito o custo final. Verifique se o lugar escolhido dispõe de um salão com condições adequadas para as reuniões. Esse salão deve ser bem arejado e não sofrer interferências sonoras. 
 
Avalie também os dormitórios e as instalações sanitárias do local, observando sempre o número de chuveiros e sua condição de uso. Confirme ainda se o lugar possui água potável e se a rede elétrica funciona bem. Analise as dependências esportivas e dê preferência a locações que possuam piscina ou um rio adequado para nadar. Por fim, leve sempre em consideração as questões de segurança do espaço e a disponibilidade de atendimento em casos de emergência.
 
Tudo isso é fundamental para o sucesso de um acampamento ou de um retiro espiritual. Mas existe um ponto que precisa de muita atenção: a comida. Se na hora das refeições, os jovens se depararem com uma refeição fraca ou malfeita, prepare-se para as reclamações. A alimentação – farta, diversificada e gostosa – deve, pelo menos, agradar a maioria.
 
Por último, um aspecto imprescindível é a boa divulgação do evento. Ela deve ocorrer com antecedência, para poder facilitar o pagamento. Apresente sempre fotos ou vídeos do local. Se você der atenção a esses aspectos, no mínimo 80% do sucesso de seu evento estarão garantidos. Os demais 20% serão pormenores que, com uma equipe unida e qualificada, serão superados.
 

Banco de ideias

Em um acampamento, as atividades recreativas devem entrosar e divertir a todos, sem diferenciar aptidão ou limitações físicas. Nosso banco de ideias pode ajudá-lo a se inspirar:
 
Peça aos rapazes que liderem a realização de uma programação social numa noite e as moças liderem em outra noite. Nada de “lá no pântano” – isso está muito fora de moda entre os jovens. O esquema é um programa “dos homens para as mulheres” e “das mulheres para os homens”.
 
Noites temáticas sempre agradam. Pode ser uma noite árabe, brega, das cores, do pijama...
 
Monte uma rádio. Para isso, você precisa apenas de caixas de som espalhadas pelo local, uma mesa de som, um microfone e um aparelho de CD. A partir daí, convoque os locutores, estabeleça algumas regras e deixe-os à vontade para criar.
 
Divida os jovens em equipes. Além de atividades desportivas, elas devem ficar responsáveis por algumas tarefas, como organização e limpeza do local. Mas, lembre-se: no fim do evento, a equipe vencedora deverá ganhar um prêmio.
 
Crie uma moeda de troca. Quem realizar determinada tarefa ganhará uma moeda. No fim do evento, faça um grande leilão com alguns brindes.
 
Promova o almoço da confiança. Organize o grupo em duplas; um deles fica vendado, enquanto o outro tem que auxiliá-lo em tudo sem pronunciar uma só palavra. A experiência fortalece a confiança.
 
Monte o mural da amizade. Um espaço em que os jovens deixam bilhetinhos uns para os outros. Isso poderá incentivá-los a iniciar novos relacionamentos.
 
Matéria publicada na edição da Conexão JA de janeiro-março de 2009. 
Autor: admin - Publicado em: 21/02/2014 - Fonte: